segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Geléia de Jabuticaba (ou jaboticaba?)




Vou postar aqui como havia prometido a receita simplérrima de geléia de jabuticaba que eu peguei na internet e fiz. E ficou uma delícia!



Aqui vão algumas informções adicionais: A jabuticaba é fonte de sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Além de vitamina C e vitaminas do complexo B. A jabuticaba é uma fruta silvestre, de cor roxo-escura ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta, mole e esbranquiçada. Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho.Cem gramas de jaboticaba, fornecem 43 calorias

Você vai precisar de: panela, copo medida, peneira e colher de pau.

Ingredientes:
- 500g de jabuticaba fresca (in natura) - Se existir polpa da fruta, não aconselho usar porque acho não vai ficar a mesma coisa. Mas se quiser tentar...;
- Açúcar;
- Água.

Lá vamos:
Lave bem as frutas e escorra a água. Coloque-as em uma panela e adicione a água somente até cobrir as frutas. Leve ao fogo e deixe ferver por uns 30 minutos ou até que a casca fique macia o suficiente para ser amassada com um garfo. Não deixe a água secar.
Assim que estiverem bem macias. Passe as jabuticabas junto com a água da fervura na peneira amassando com uma colher de pau para soltar bem a popla da casca e da semente. (Quando eu fizer novamente vou separar a casca da polpa antes de colocar no fogo para aproveitar melhor a casca).
Passe pelo menos umas duas vezes na peneira, se necessário adicione mais um pouco de água à polpa amassada e leve ao fog para soltar um pouco mais e passe novamente na peneira.
Jogue fora o bagaço que vai sobrar (as cascas e sementes).
Vai ficar um líquido cor de vinho tinto muito bonito... meça este líquido num copo medida e retorne à panela. Nas receitas que eu vi indicavam usar a quantidade de açúcar equivalente ao volume do líquido conseguido e açúcar normal.
Eu usei a mesma medida de açúcar, só que do cristal, mas acho que ficou um pouco doce demais (e olha que eu gosto de açúcar, hein!) poderia ficar menos doce. Então aconselho usar 80% da medida do líquido, de açúcar cristal.
Ou seja: se você medir o líquido e der 500ml, use 80% de 500ml = 400ml de açúcar cristal. Certo?
Leve tudo ao fogo novamente e deixe em fogo baixo por pelo menos 50min. Eu acho que deixei mais, mas fui controlando para não passar do ponto.
vai ficar uma calda, grossa, mas mole. A consistência de geléia só aparece depois que esfriar, portanto deixe esfriar, verifique e se necessário leve ao fogo novamente. Até chegar ao ponto certo.
Cuidado, se você der a consistência de geléia ainda quente, quando esfriar vai ficar difícil de tirar do pote!!!



Depois é só esperar esfriar e comer com uma torradinha e um bom requeijão...hummmm!

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Aline!
Tks pelo comentário em meu blog! Vou acompanhar o seu de agora em diante. Bj
Renata

Rocio disse...

Eu acho que é o prato muito delicioso, espero que possa voltar algum dia a tentar, não pode encontrá-lo em muitos lugares, mas se você comeu no ano passado no restaurantes em itaim bibi