sábado, 1 de novembro de 2008

Cole Slaw




Esta é uma simples receita de uma salada deliciosa, muito comum nos EUA (fiquei sabendo depois...).
No primeiro ano de namoro dei um livro de culinária para meu namorado, ele adorou, mas depois de alguns anos, quem desfruta mais do livro sou eu. Acho que ele queria aparecer, cozinhando para mim...rs...
Dentre várias ótimas receitas que encontrei no livro - foi uma surpresa porque escolhi na livraria e nem conhecia o autor - esta é uma das que eu mais faço.
Combina com tudo, carnes, peixes frango e é muito fresca, ótima para o verão. Experimentem.

Ingredientes:
4 xíc. de repolho branco cortado bem fininho;
1 cenoura crua ralada em ralo grosso;
1 cebola pequena picadinha;
o livro indica 30g de uva passa, mas francamente eu acho muito pouco e coloco + ou - 100g;

Molho:
1 colh. de chá de mostarda em pó (eu uso uma colher de sopa de mostarda de Dijon);
60g de maionese ou creme de leite fresco;
4 colh. de sopa de vinagre;
2 colh. de sopa de açucar;
1 pitada de sal de aipo;
sal e pimenta à gosto;

Modo de fazer:
Em uma tigela grande misture o repolho, a cenoura e as passas.
Em uma panela pequena coloque o açúcar e o vinagre e leve ao fogo baixo até desmanchar o açúcar, não deixe ferver. Assim que desmanchar, retire do fogo e junte a maionese, a mostarda e o sal de aipo. Tempere com sal e pimenta à gosto.
Misture este molho ainda quente na salada.

A receita recomenda deixar na geladeira por 12 horas para harmonizar os sabores, mas aqui em casa isso é impossível...rs... Então só vai para a geladeira o que sobra.


Nota do Autor: se gostar, pode acrescentar tiras finas de pimentão cru, verde ou vermelho.

By the way, o livro que falei chama-se: "Luiz Cintra - Um Chef sem Segredos".

Nenhum comentário: