segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Swiss Meringue Buttercream - Cobertura Tradicional para Cupcakes

Copiei esta receita de um blog americano que por sua vez já havia copiado e adaptado da receita original que é do site da maior megera do lar que eu conheço: Martha Stewart (www.marthastewart.com). By the way, deixando as implicâncias de lado, o site dela é muito legal. É quase um portal da amélia moderna...rs... ninguém me mate por favor, porque eu também gostei. Aí eu adaptei novamente ... para o nosso clima quente. Mas na verdade dá para fazer do modo original se for para comer em casa e ficar na geladeira. Como a receita é a base de clara e manteiga, eu sugiro algumas pequenas modificações no final, para que se conserve por mais tempo se for o caso de vender ou fazer para aniversários. Sei que vai ter gente me crucificando porque a sugestão inclui acrescentar um pouquinho de gordura hidrogenada, mas para quem já está comendo tanta manteiga, sinceramente eu acho que não faz diferença nenhuma... So sorry! Existem outras opções para fazer uma cobertura de cupcakes, mas como esta é a tradicional americana, achei que valeria a pena testar, e não me arrependi. É uma delícia! Mas engorda ...rs.. e muito. Sendo assim ninguém me culpe depois, principalmente porque este negócio de cupcake vicia.
Chega de lero-lero e vamos à receita, é super-simples:

Ingredientes: 

3 claras de ovos
¾ de açúcar granulado
½ xícara de manteiga gelada
essência de baunilha ou açúcar vanílico ou outra essência de sua preferência.
2 colheres de chá de gordura vegetal bem gelada (aquela que fazia glacê antigamente e hoje todo mundo condena)

Modo de fazer:
Misture as claras com o açúcar e coloque em uma vasilha em banho Maria.
Vá misturando com um fouet até que o açúcar derreta e a clara fique bem branquinha (aí estará cozido) – isso é um merengue cozido.
Imediatamente transfira esse merengue para a batedeira e bata por 6 minutos em velocidade média ou até esfriar.
Acrescente a manteiga e a gordura vegetal aos poucos e continue batendo em velocidade alta, você vai perceber que o creme vai aumentando de volume e ficando mais firme.
Se mesmo assim ainda ficar pouco consistente, acrescente uma ou duas colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (aquele bem fininho) e continue batendo.

É só isso.
Daí você pode colocar a essência que quiser ou misturar com outros ingredientes para dar sabor. A receita que copiei sugeria menta. Deve ficar ótimo.
Você também pode acrescentar corantes, enfeitinhos em cima e por aí vai. O limite é a sua criatividade.
Uma dica: use manga e bico de confeiteiro (o bico pitanga é o melhor) para confeitar os cupcakes. Para quem não tem muita prática, fica meio feinho no início...rs... comigo foi assim, mas depois melhora.
Outra dica: se for fazer para festinhas e afins, aconselho acrescentar um pouco de açúcar de confeiteiro e gordura vegetal, para dar mais firmeza. Editei lá em cima para indicar as quantidades, viu gente?
Esta receita é americana e eu adaptei para cá. Aqui é bem mais quente e o creme simplesmente fica molenga neste calor. Se for só para comer em casa tudo bem porque dentro da geladeira fica legal, mas se for decorar é melhor fazer estas alterações para não derreter tudo.

24 comentários:

Rita Lucas disse...

Olá Aline!
Tudo bem? Muito legal o seu blog!
Preciso de uma ajudinha: tenho tentado loucamente fazer um buttercream que resista ao calor. Vou vender cupcakes em uma "feira/congresso/exposição" aqui na USP, mas estou com muito medo da cobertura não resistir(eles ficarão expostos sem refrigeração).
Você sugere que se use açúcar de confeiteiro e gordura vegetal para ficar mais firme. Você já testou essa fórmula? Fica legal? Qdo vc diz açucar granulado, a qual açucar vc se refere? Vc poderia me dizer a quantidade exata de cada ingrediente para fazer o buttercream "resistente"?
Obrigada mesmo!
Bj
Rita

Juliana disse...

Oi Aline, td bem??
Pr muita coincidência tentei fazer esta receita na semana passada e agora encontrei seu blog! Não sei pq não deu certo, tava tudo indo muito bem até que coloquei a manteiga e ao invés de crescer, murchou... :(
Pode me dar alguma dica?

bjks,
Juliana

Adriane disse...

Meninas, também tentei hoje de todo o jeito e não teve chance de eu conseguir. A primeira vez ficou uma meleca, na segunda até que fui bem até colocar a manteiga, desandou de vez. O que será que fiz de errado? Quando é a hora certa de tirar do banho maria?
Please me ajudem.
beijos

Unknown disse...

Aline, bom dia...tentei fazer a receita de buttercream mas nao deu certo....fiz como esta a receita...Tem alguma dica...????Tenho um aniversario e minha amiga quer de qualquer jeito....sou chef de cozinha e me senti um fracasso hj...ai meu deus....please, help me!!!

aline villa disse...

oi aline eu tbm me chamo aline b. eu queria saber como faz a cobertura do cupcake?

Bake and Destroy! disse...

Olá, o que você quer dizer com
¾ de açúcar granulado? 3/4 do quê? De chávena, de colher,...?
Obrigada

Anônimo disse...

Olá Aline!
Gostaria de conversar mais com vc se for possível, pois preciso expor alguns cupcakes e gostaria de umas dicas. Se puder me envie um e-mail para trocarmos algumas idéias sobre cupcakes....

Bjos!

Carol Fernandes disse...

Olá Aline! Prazer te encontrar! Estava passeando pelo Google procurando receitinhas de cupcakes e coberturas e achei seu blog! Que bom! Já estou aqui te seguindo para te acompanhar e te convido a dar uma passadinha no meu cantinho ok? Lá tem umas coisinhas legais também!
Beijos doces!

Gláu disse...

Olá Aline,

Adorei o modo q escreve..rs
vc é bom astral!
vou tentar sua receita!obrigada!
um abraço,
Gláucia

Jucirene disse...

Oiiii... Gostei imenso do seu blog e da maneira como vc se expressa... Os ditos cupcakes tem me feito perder a cabeça, estou morando já a tres anos fora do Pais e ultimanete tenho me dedicado a vidinha domestica, e nessas tenho feito minhas experiencias na cozinha. Bjo grande

@acidkaulitz disse...

fiz esse merengue so que fico mole!queque eu faço

Unknown disse...

Aline, vc disse pra acrescentar açucar de confeiteiro, e gordura vegetal, mas como eu faria isso?! vc opde me explciar por favor!!! Grata desde já! e Parabéns pelo blog!!!!!

Anônimo disse...

Fiz a receita 2 vezes. Conselho: não façam essa receita. O creme fica mole ao colocar a manteiga, não há forma de endurecê-lo.

Patricia disse...

Olha concordo o meu estava indo muito bem até por a manteiga... depois desandou tudo...

Cris disse...

Olá Aline tudo bem?

Gostei muito das suas receitas, estou começando a fazer cupcakes e tenho dificuldade com buttercream..apesar daqui ser frio na maior parte do ano...rrrrrr :( ..penso que logo chega o verãozão daí vai ficar meio dificil com o derretimento e ponto do creme... na minha receita vai 200g de manteiga, procurava uma receita mais ligth, vou experimentar sua receita e depois te digo!
Obrigada por compatilhar conosco suas receitas/pérolas!
Bjs

Cris - Kitutis da Cris

Juliana Gomes disse...

Achei a receita de péssimo nível. Depois de por na batedeira virou uma meleca, água pura. Não gostei. A imagem é totalmente enganosa. Se eu fosse você teria vergonha de mentir assim sobre essa receita. Fica a dica ai colega!

Aline Berg disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline Berg disse...

Juliana, veja bem esta receita não é fácil mesmo de fazer. Não é qualquer pessoa que consegue, sorry!
Não foi na primeira tentativa que eu acertei, tanto que depois fiz algumas alterações na receita original que eu achei e só depois fiz a postagem.
Não tem nada de mentira aqui, os cupcakes, as fotos, e o buttercream foram feitos por mim mesma. Não ganho nada para mentir. Já reparou que não tem propaganda nem jabá aqui? A acusação que você fez além de grosseira é caluniosa. A internet está aí á sua disposição para procurar outras receitas e tentar, flor. Fique á vontade, mas aprenda a cozinhar primeiro, viu? Ser educada também ajuda. Fica a dia.

Aline Berg disse...

Peço desculpas a todos que passaram aqui e utilizaram esta receita. Realmente ela não é nada fácil de fazer e na época em que postei isso, pouquíssimas pessoas no Brasil sabiam o que era um cupcake, quissá o buttercream. Esse último ainda tem muita gente que não conhece, afinal usa-se muito a pasta americana, que de fato, para o nosso clima é bem mais adequado.
De qualquer forma dei uma relida no post, graças á nossa doce amiga Juliana Gomes e percebi que não indiquei as quantidades de gordura vegetal e de açúcar de confeiteiro.
Já está lá, devidamente editado, apesar do atraso de 4 anos! Sorry again!
Bjus!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jussara disse...

Aline, boa noite.
Estava na net procurando uma receita do buttercream, e achei seu blog. Vou tentar essa receia, com ainda mais gordura vegetal. Quando era criança os bolos eram feitos com ela e eu sempre amei o sabor. E só vim a ter um pouquinho de colesterol agora muitos anos depois. Então a culpa não é da gordura, enfim. Resolvi escreve para dar parabéns pela paciência e educação que teve com alguns ataques gratuitos. Não sou profissional, mas já fiz muito glace de clara, mas fazia uma calda de açucar e quando estava batendo as claras em neve ia colocando a calda super quente na batedeira, sempre deu certo. Uma boa batedeira ajuda. obrigada. bjs

Jussara disse...

Ah, volte a postar, suas receitas e a forma como escreve são muito legais.

Aline Berg disse...

Juju, muito obrigada pelo seu comentário!
Sim, vou tentar ressuscitar o blog...rsrsrs não é tarefa fácil.
Bjussss

Unknown disse...

Realmente o merengue suíço não é todo mundo que acerta fazer. Você está ensinando, mas a pessoa tem que ter pelo menos uma noção do que está fazendo. Aproveitando, gostaríamos que você postasse uma cobertura para modelar uma torta de aniversário. Obrigada pela atenção.
Bel e Lúcia