Chega de lero-lero e vamos à receita, é super-simples:
Ingredientes:
3 claras de ovos
¾ de açúcar granulado
½ xícara de manteiga gelada
essência de baunilha ou açúcar vanílico ou outra essência de sua preferência.
2 colheres de chá de gordura vegetal bem gelada (aquela que fazia glacê antigamente e hoje todo mundo condena)
Misture as claras com o açúcar e coloque em uma vasilha em banho Maria.
Vá misturando com um fouet até que o açúcar derreta e a clara fique bem branquinha (aí estará cozido) – isso é um merengue cozido.
Imediatamente transfira esse merengue para a batedeira e bata por 6 minutos em velocidade média ou até esfriar.
Acrescente a manteiga e a gordura vegetal aos poucos e continue batendo em velocidade alta, você vai perceber que o creme vai aumentando de volume e ficando mais firme.
Se mesmo assim ainda ficar pouco consistente, acrescente uma ou duas colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (aquele bem fininho) e continue batendo.
Se mesmo assim ainda ficar pouco consistente, acrescente uma ou duas colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (aquele bem fininho) e continue batendo.
É só isso.
Daí você pode colocar a essência que quiser ou misturar com outros ingredientes para dar sabor. A receita que copiei sugeria menta. Deve ficar ótimo.
Você também pode acrescentar corantes, enfeitinhos em cima e por aí vai. O limite é a sua criatividade.
Uma dica: use manga e bico de confeiteiro (o bico pitanga é o melhor) para confeitar os cupcakes. Para quem não tem muita prática, fica meio feinho no início...rs... comigo foi assim, mas depois melhora.
Outra dica: se for fazer para festinhas e afins, aconselho acrescentar um pouco de açúcar de confeiteiro e gordura vegetal, para dar mais firmeza. Editei lá em cima para indicar as quantidades, viu gente?
Esta receita é americana e eu adaptei para cá. Aqui é bem mais quente e o creme simplesmente fica molenga neste calor. Se for só para comer em casa tudo bem porque dentro da geladeira fica legal, mas se for decorar é melhor fazer estas alterações para não derreter tudo.
24 comentários:
Olá Aline!
Tudo bem? Muito legal o seu blog!
Preciso de uma ajudinha: tenho tentado loucamente fazer um buttercream que resista ao calor. Vou vender cupcakes em uma "feira/congresso/exposição" aqui na USP, mas estou com muito medo da cobertura não resistir(eles ficarão expostos sem refrigeração).
Você sugere que se use açúcar de confeiteiro e gordura vegetal para ficar mais firme. Você já testou essa fórmula? Fica legal? Qdo vc diz açucar granulado, a qual açucar vc se refere? Vc poderia me dizer a quantidade exata de cada ingrediente para fazer o buttercream "resistente"?
Obrigada mesmo!
Bj
Rita
Oi Aline, td bem??
Pr muita coincidência tentei fazer esta receita na semana passada e agora encontrei seu blog! Não sei pq não deu certo, tava tudo indo muito bem até que coloquei a manteiga e ao invés de crescer, murchou... :(
Pode me dar alguma dica?
bjks,
Juliana
Meninas, também tentei hoje de todo o jeito e não teve chance de eu conseguir. A primeira vez ficou uma meleca, na segunda até que fui bem até colocar a manteiga, desandou de vez. O que será que fiz de errado? Quando é a hora certa de tirar do banho maria?
Please me ajudem.
beijos
Aline, bom dia...tentei fazer a receita de buttercream mas nao deu certo....fiz como esta a receita...Tem alguma dica...????Tenho um aniversario e minha amiga quer de qualquer jeito....sou chef de cozinha e me senti um fracasso hj...ai meu deus....please, help me!!!
oi aline eu tbm me chamo aline b. eu queria saber como faz a cobertura do cupcake?
Olá, o que você quer dizer com
¾ de açúcar granulado? 3/4 do quê? De chávena, de colher,...?
Obrigada
Olá Aline!
Gostaria de conversar mais com vc se for possível, pois preciso expor alguns cupcakes e gostaria de umas dicas. Se puder me envie um e-mail para trocarmos algumas idéias sobre cupcakes....
Bjos!
Olá Aline! Prazer te encontrar! Estava passeando pelo Google procurando receitinhas de cupcakes e coberturas e achei seu blog! Que bom! Já estou aqui te seguindo para te acompanhar e te convido a dar uma passadinha no meu cantinho ok? Lá tem umas coisinhas legais também!
Beijos doces!
Olá Aline,
Adorei o modo q escreve..rs
vc é bom astral!
vou tentar sua receita!obrigada!
um abraço,
Gláucia
Oiiii... Gostei imenso do seu blog e da maneira como vc se expressa... Os ditos cupcakes tem me feito perder a cabeça, estou morando já a tres anos fora do Pais e ultimanete tenho me dedicado a vidinha domestica, e nessas tenho feito minhas experiencias na cozinha. Bjo grande
fiz esse merengue so que fico mole!queque eu faço
Aline, vc disse pra acrescentar açucar de confeiteiro, e gordura vegetal, mas como eu faria isso?! vc opde me explciar por favor!!! Grata desde já! e Parabéns pelo blog!!!!!
Fiz a receita 2 vezes. Conselho: não façam essa receita. O creme fica mole ao colocar a manteiga, não há forma de endurecê-lo.
Olha concordo o meu estava indo muito bem até por a manteiga... depois desandou tudo...
Olá Aline tudo bem?
Gostei muito das suas receitas, estou começando a fazer cupcakes e tenho dificuldade com buttercream..apesar daqui ser frio na maior parte do ano...rrrrrr :( ..penso que logo chega o verãozão daí vai ficar meio dificil com o derretimento e ponto do creme... na minha receita vai 200g de manteiga, procurava uma receita mais ligth, vou experimentar sua receita e depois te digo!
Obrigada por compatilhar conosco suas receitas/pérolas!
Bjs
Cris - Kitutis da Cris
Achei a receita de péssimo nível. Depois de por na batedeira virou uma meleca, água pura. Não gostei. A imagem é totalmente enganosa. Se eu fosse você teria vergonha de mentir assim sobre essa receita. Fica a dica ai colega!
Juliana, veja bem esta receita não é fácil mesmo de fazer. Não é qualquer pessoa que consegue, sorry!
Não foi na primeira tentativa que eu acertei, tanto que depois fiz algumas alterações na receita original que eu achei e só depois fiz a postagem.
Não tem nada de mentira aqui, os cupcakes, as fotos, e o buttercream foram feitos por mim mesma. Não ganho nada para mentir. Já reparou que não tem propaganda nem jabá aqui? A acusação que você fez além de grosseira é caluniosa. A internet está aí á sua disposição para procurar outras receitas e tentar, flor. Fique á vontade, mas aprenda a cozinhar primeiro, viu? Ser educada também ajuda. Fica a dia.
Peço desculpas a todos que passaram aqui e utilizaram esta receita. Realmente ela não é nada fácil de fazer e na época em que postei isso, pouquíssimas pessoas no Brasil sabiam o que era um cupcake, quissá o buttercream. Esse último ainda tem muita gente que não conhece, afinal usa-se muito a pasta americana, que de fato, para o nosso clima é bem mais adequado.
De qualquer forma dei uma relida no post, graças á nossa doce amiga Juliana Gomes e percebi que não indiquei as quantidades de gordura vegetal e de açúcar de confeiteiro.
Já está lá, devidamente editado, apesar do atraso de 4 anos! Sorry again!
Bjus!
Aline, boa noite.
Estava na net procurando uma receita do buttercream, e achei seu blog. Vou tentar essa receia, com ainda mais gordura vegetal. Quando era criança os bolos eram feitos com ela e eu sempre amei o sabor. E só vim a ter um pouquinho de colesterol agora muitos anos depois. Então a culpa não é da gordura, enfim. Resolvi escreve para dar parabéns pela paciência e educação que teve com alguns ataques gratuitos. Não sou profissional, mas já fiz muito glace de clara, mas fazia uma calda de açucar e quando estava batendo as claras em neve ia colocando a calda super quente na batedeira, sempre deu certo. Uma boa batedeira ajuda. obrigada. bjs
Ah, volte a postar, suas receitas e a forma como escreve são muito legais.
Juju, muito obrigada pelo seu comentário!
Sim, vou tentar ressuscitar o blog...rsrsrs não é tarefa fácil.
Bjussss
Realmente o merengue suíço não é todo mundo que acerta fazer. Você está ensinando, mas a pessoa tem que ter pelo menos uma noção do que está fazendo. Aproveitando, gostaríamos que você postasse uma cobertura para modelar uma torta de aniversário. Obrigada pela atenção.
Bel e Lúcia
Postar um comentário