segunda-feira, 17 de março de 2008

Feijãode Corda


Neste sábado, fui ao hortifruti mais perto daqui, como eu gostaria de fazer todo sábado de manhã, mas nem sempre consigo.
Embora sejam 15Km de estrada até o bairro mais próximo hehe.... ir lá
no sábado de manhã, sempre vale a pena. Está tudo fresquinho e tem coisas que são raras aqui no mercado como rúcula, por exemplo... e no domingo de manhã também percebi uma coisa difícil de achar aqui: couve! :(
Que delícia é a vida longe da cidade... (no comments...)
Foi numa destas compras que eu gostaria de fazer com mais frequência no meu ideal de vida saudável no interior, que encontrei feijão verde (coisa realmente d
ifícil aqui) e mais tarde encontrei figo fresco! (Isto é um evento!)
Eu já tinha experimentado feijão de corda em outras vezes, mas
nunca tive oportunidade de fazer. Na verdade não é uma coisa que me lembro de procurar para comprar. Mas desta vez como ele estava na minha frente e olhando para mim... para falar a verdade eu nem tinha certeza de que era mesmo feijão, achei que poderia ser vagem, então perguntei e resolvi levar.
Como nunca havia feito feijão de corda, obvia
mente não sabia nenhuma receita. Depois de fuçar na net perguntei ao Oráculo (... rs) e achei algumas receitas e resolvi fazer a minha. Que no final ficou mais parecida com um feijão tropeiro.
A quantidade de feijão que veio no maço era muito pouca, embora parecesse muito mais, foram apenas 356 gramas de grão após retirar as cascas. Mas deu para fazer (ficou parecendo uma feijoada de frutos do mar que eu comi outro dia num restaurante, tinha que pescar
o feijão no prato)


Então vejamos como ficou a à receita.
Eu usei:
350g de feijão de corda (o ideal seria 500g, mas...)
500g de carne seca
1 linguiça de paio, pode colocar mais se quiser.
bacon
óleo
alho
cebola
farinha de mesa
1 maço de coentro
1 maço de cheiro verde (salsa e cebolinha)
pimenta do reino
tempero baiano

Limpe a carne seca, lave, corte em tiras de 1 x5cm e ferva algumas vezes para retirar bem o sal. Se quiser deixar de um dia para o outro trocando a água é até melhor
.
Corte o paio em pedaços pequenos e ferva uma vez e escorra para retirar o excesso de gordura.
Cozinhe o feijão em uma panela com algumas folhas de louro
e água a um dedo acima do feijão.
Cozinhe até ficar macio.
Coloque o feijão e as carnes na panela de pressão com água que cubra tudo e cozinhe até a carne seca ficar bem macia.
Após cozinhar, separe os pedaços de carne seca e o paio do feijão. Reserve o feijão com o caldo.
Frite alguns pedacinhos de bacon, e faça um refogado com alho e cebola até ficar bem fritinho.
Refogue a carne, adicione os grãos do feijão, escorrendo o caldo (mas sem jogar o caldo fora).
Adicione os temperos: pimenta do reino, tempero baiano.
Vá adicionando o caldo do feijão alternado com a farinha. Não coloque muita farinha para não virar farofa.
Coloque a farinha em uma quantidade que fique como um feijão tropeiro e bem úmido.
A proporção entre a farinha e as carnes tem que ser aproximada.
Por último adicione o coentro e o cheiro verde
picadinhos. Misture e desligue o fogo. Tampe a panela para abafar e o coentro soltar o perfume.
Sirva com couve à
mineira e queijo de qualho ou parmesão de verdade ralado. (eu usei parmesão porque não tinha queijo de qualho...)



Nossa ficou muito bom...
Acho que o coentro é um ingrediente fundamental e não pode faltar. Sem ele o prato não fica com aquele gostinho de Nordeste.

Como eu tinha falado antes, eu achei figo fresco no mercado, não sei nem se está na época e nem sei se combina.


Acho que sim porque o prato é "sustancioso" e uma fruta leve seria uma boa opção de sobremesa e como eu adoro figo mesmo... servi de sobremesa, o figo com leite condensado.
O leite condensado colabora para adoçar o figo (que já estava ótimo) e ficar com mais "cara" de sobremesa, o chato é que o meu namorado não gosta...
Tiver que comer todos sozinha yhaaa :D




Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)