domingo, 20 de março de 2011

Para Brincar de Cozinhar - Biscoitinhos de Massa Colorida



Como qualquer blogueira que se preze eu amo fuçar na internet. Poderia ficar horas e horas visitando sites de culinária, decoração, festas, e tudo o mais que for alegre, colorido e parecer apetitoso.
Foi numa dessas, enquanto ainda carregava a Sophia na barriga, que descobri essa receita. Achei linda e guardei nos meus favoritos para fazer com ela um dia.
Confesso que ainda não fiz os biscoitinhos, por uma série de razões incluindo a falta de tempo por estar sem empregada (já arrumei uma, graças a Deus!), porque a Sophia ainda é muito novinha para comer tanto corante (ela acabou de completar um ano) e principalmente porque se ela não come, quem vai comer sou eu e eu estou de dieta (como sempre!).
Mas decidi postar a receita aqui, pois imagino que deve ser uma coisa bem legal de fazer com as crianças num sábado chuvoso, ou até mesmo prepará-los para uma festinha de aniversário do filhote. Além disso a autora do blog onde achei esta receita testou e aprovou, então vou confiar na opinião dela.

Biscoitos de Massinha
A proposta da receita é fazer pirulitos daqueles enroladinhos. Tome o cuidado de assar biscoitos de tamanho parecido na mesma fornada, senão alguns vão ficar prontos antes dos outros.  A textura deles prontos é bem quebradiça, daqueles biscoitinhos que derretem na boca.
Ingredientes:
  • 3/4 xícara (170g) de manteiga em temperatura ambiente
  • 85 g de cream cheese
  • 1 xícara (200g) açúcar
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de essênca de baunilha
  • 2 3/4 xícaras (345g) de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó químico
  • 1/4 colher de chá de sal
  • corantes alimentícios em gel em cores diversas
  • 24 palitos de pirulito/churrasquinho (opcional)
Na batedeira, bater a manteiga, o açúcar e o cream cheese até ficar fofo e cremoso.  Junte o ovo e a baunilha e bata até misturar bem.
Numa tigela média, misture a farinha, o fermento e o sal. Junte os ingredientes secos à mistura de manteiga e mexa bem até ficar homogêneo (vai ficar uma massa meio mole). Divida em quatro e tinja cada parte de uma cor com os corantes que quiser. Embrulhe as massas coloridas em plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos duas horas.

Preaqueça o forno a 180°C. 
Faça as figurinhas que quiser, ou se for fazer pirulitos: trabalhando com metade de cada cor, faça bolas de mais ou menos 1,5cm. Para cada biscoito, junte uma bola vermelha, uma amarela, uma azul e uma verde e faça uma bola maior.


Forme uma corda/ minhoca de mais ou menos 30cm. Começando em uma ponta, faça um caracol/rocambole, enrolando até ficar com um pirulito de uns 6 a 7cm de diâmetro.



Coloque esses biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga e cuidadosamente coloque os palitos de churrasco.
Asse os biscoitos por 8 a 12 minutos, ou até dourarem um pouquinho. Deixe esfriar sobre uma grade e guarde em pote vedado.



Aproveite e solte a imaginação criando outras formas de biscoitinhos para alegrar a criançada.
Você pode usar as cores que quiser, as que aparecem aqui são apenas sugestões da receita original.


Fontes:
http://www.blogoye.org/kuhinjica/64816/Play+Dough+Cookies.html
http://thecookieshop.wordpress.com/

Um comentário:

Doce Sucre disse...

Essa receita eu vou reproduzir e te mostro como ficou! =) - Adorei a idéia!!!

E com tantas maravilhas doces aqui.. poderias participar de um concursinho la no blog... So uma brincadeirinha gostosa que resolvi fazer por la... Passa pra dar uma olhadinha: http://docesucre.blogspot.com/2011/08/concurso-concours.html

Beijo grande