segunda-feira, 10 de março de 2008

O Oráculo

Justamente na semana passada, eu estava brincando... comentando com os amigos que daqui a alguns anos (ou melhor, muitos anos - achei que ia ser quando eu estivesse velhinha) as pessoas iriam se referir ao Google, como "O Oráculo".

E não é que hoje mesmo eu estava visitando o Blog do meu amigo, Vitor (do Prato Fundo )* e vi que ele se referiu ao Google como o Oráculo.

Ah! Eu fiquei muito bolada quando vi "O Oráculo" no post, eu cliquei no link e fiquei pensando “caramba será que é o Google mesmo? O bom e nem tão velho gugue de sempre??? Será que ele já evoluiu assim?”

Pois é, ele já é o “Oráculo”.

Hoje eu e acho que todo mundo que tem internet e um pouquinho de curiosidade em saber as coisas e nenhum tempo para ir à uma biblioteca, procura TUDO no Google, informações das mais diversas, endereços, lojas, definições de palavras, grafia e gramática, sinônimos, fórmulas matemáticias, nomes e história de pessoas famosas, fatos históricos que não nos lembramos ou não temos certeza, informações geográficas, notícias, coisas de casa, receitas, remédios, plantas quantidades, imagens, ufa! Tudo.

Nos Estados Unidos, GOOGLE virou sinônimo para a palavra PESQUISA. Já vi várias vezes em filmes e séries o termo “Google it!”, ou seja, “Pequise!”. Você está em dúvida com alguma coisa? Google it!

Então, pensando aqui com os meus “borbotões”, resolvi perguntar ao "Oráculo" o que ele achava disso. Encontrei, entre outras coisas, este post de 2005 (http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=3615) falando exatamente a respeito disso.

Eu vou um pouco além e acho ainda, que daqui a muitos anos, as pessoas vão acreditar que "O Oráculo" sabe as respostas para tudo, inclusive para as velhas questões sentimentais, as coisas abstratas e o FUTURO!!! ..rs...rs...Um conselheiro mesmo...Sinistro.

Imaginem que num futuro não muito distante as pessoas acreditem no"Oráculo" de uma forma muito séria e mística, como se fosse uma entidade ou coisa parecida. Como nos filmes, tipo "Os Trezentos de Esparta", que tinha os Conselheiros, e para tudo eles tinham que perguntar ao oráculo primeiro, antes de tomar qualquer decisão.

E óbvio, no futuro, ninguém saberá que "O Oráculo" era, no início do Século 21, um simples programa de busca que todo mundo usava para as coisas mais simples e práticas da vida. Porque ninguém questiona o “Oráculo”, dá azar...hehe

O fato do Vitor ter se referido ao Google como Oráculo, foi muito interessante, (ou apenas coincidência?) porque, isto se chama inconsciente coletivo, várias pessoas têm simultaneamente as mesmas idéias e conceitos sobre algumas coisas...(Quer saber mais? Google it! ou pergunte ao"Oráculo")

* Isso é item para outra discussão, antigamente as crianças tinham amigos imaginários, hoje temos amigos virtuais.

4 comentários:

Vitor Hugo disse...

Aline, uhauhauahuah! Valeu pelo link! =D

O google ainda irá dominar o mundo! =D Eu chamo de oraculo, mas tem gente que chama de deus, já.

Mas lógico, é tudo na brincadeira. Pelo menos as pessoas que eu conheço, pois são todas geeks (nerds)

Vinicius disse...

Eu tbm achava isso viu rs...
até que não to tão velho assim.. rs
inté;...

Gourmandisebrasil disse...

Foi através do google q conhecia a maioria dos blogs de gastronomia. E através dele q muita gente cai no Gourmandise.
bjo,
Nina.

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny